Contratação emergencial para adquirir bens e serviços necessários ao enfrentamento da COVID-19

considerações sobre o artigo 4º da Lei nº 13.979/2020

Autores

  • Alexandre Levin PUC/SP

Palavras-chave:

pandemia, covid-19, contratação emergencial, Lei nº 13.979/2020

Resumo

Não é preciso tecer maiores comentários sobre a difícil situação por todos nós enfrentada, em razão da pandemia que nos assola; trata-se, provavelmente, do maior desafio enfrentado pela humanidade desde a 2ª Guerra Mundial. Em face da necessidade de combate a esse grave problema de saúde pública, foi editada a Lei Federal nº 13.979/2020, que “dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019”. Dentre as medidas que as autoridades competentes podem tomar estão: a) determinação de isolamento social e quarentena; b) restrição excepcional de entrada e saída do país; c) requisição de bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas; d) autorização temporária para importação de produtos sem registro na Anvisa. Na mesma direção, foram criadas novas regras em matéria de aquisições, pela Administração Pública, de bens e serviços destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública. Destaca-se, aqui, o disposto no artigo 4º da Lei nº 13.979/2020, que prescreve ser dispensável a licitação para adquirir produtos destinados a combater a epidemia.

Biografia do Autor

Alexandre Levin, PUC/SP

Doutor e Mestre em Direito do Estado pela PUC-SP. Professor de Direito Administrativo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor de Direito Administrativo e Ambiental nos cursos de graduação e pós-graduação da Escola Paulista de Direito (EPD). Professor do Curso de Especialização em Direito Administrativo da COGEAE/PUC-SP. Membro efetivo da Comissão de Direito Administrativo da OAB-SP. Procurador do Município de São Paulo. Advogado.

Referências

FERNANDES, Jorge Ulisses Jacoby. Contratação direta sem licitação. 7. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2008.

JUSTEN FILHO, Marçal. Comentários à lei de licitações e contratos administrativos. 12. ed. São Paulo: Dialética, 2008.

NIEBUHR, Joel de Menezes. Dispensa e inexigibilidade de licitação pública. São Paulo: Dialética, 2003.

PEREIRA JUNIOR, Jessé Torres. Comentários à lei de licitações e contratações da administração pública. 5. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.

Downloads

Publicado

10-12-2020

Como Citar

Levin, A. (2020). Contratação emergencial para adquirir bens e serviços necessários ao enfrentamento da COVID-19: considerações sobre o artigo 4º da Lei nº 13.979/2020. Revista Do Tribunal Regional Federal Da 3ª Região, 31(147), 15–36. Recuperado de https://revista.trf3.jus.br/index.php/rtrf3/article/view/231

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)