Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo deve ser uma contribuição original e inédita no Brasil. Além disso, o artigo não pode estar em processo de avaliação para publicação por outro periódico.
  • A temática do artigo deve estar em consonância com a “Linha Editorial” da Revista, havendo preferência para assuntos afetos à Justiça Federal.
  • A autoria do artigo pode ser compartilhada entre, no máximo, três coautores, sendo ao menos um deles com Doutorado concluído.
  • O arquivo da submissão deve estar formatado no processador de texto Microsoft Word 97 ou versão superior (arquivo ".doc" ou ".docx"), observando os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas “Diretrizes para Autores”, especialmente no que tange às normas da ABNT (NBR 6022, 6023, 6028, NBR 10520), com utilização de sistema de citação "autor-data" e quantidade de palavras entre 4.000 (quatro mil) e 15.000 (quinze mil), excetuadas as notas de rodapé e referências.
  • Os autores devem tomar todos os cuidados para eliminar do arquivo submetido qualquer tipo de identificação da autoria. Não devem ser incluídos, no corpo do texto, elementos como minicurrículo, nota de rodapé com qualificação, nem referência a obra anteriormente publicada. Além disso, a identificação de autoria do trabalho deve ser removida das propriedades do arquivo.
  • A submissão do material na plataforma implica na declaração tácita dos autores garantindo: a) titularidade dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos; b) o ineditismo do artigo no Brasil; c) a originalidade do conteúdo, com respeito ao disposto na Lei nº 9.610/1998, citando devidamente todas as publicações relevantes para a elaboração do artigo submetido à Revista, cientes de que o plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento editorial antiético e inaceitável, de exclusiva responsabilidade do autor; d) a inexistência de qualquer infração à ética acadêmica.
  • A submissão implica autorização tácita de publicação do material sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY 4.0, sem ônus e sem limitações quanto ao prazo, ao território ou qualquer outra, bem como a permissão para realização de ajustes necessários para atender aos estilos do projeto gráfico do periódico e garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.
  • Se houver qualquer financiamento ou recebimento de recursos de fontes comerciais ou não comerciais, deve ser informado nos campos específicos do sistema on-line, bem como declarada a inexistência de conflito de interesses que comprometa o trabalho apresentado.
  • Se o artigo envolver pesquisa com seres humanos ou animais, deve estar acompanhado de declaração comprobatória de que todos os procedimentos foram realizados em conformidade com as leis e diretrizes institucionais relevantes e que os comitês institucionais apropriados os aprovaram.

Diretrizes para Autores

Os artigos devem ser apresentados conforme orientações estabelecidas na Portaria REVS nº 13/2024 e normas da ABNT, especialmente a NBR 6022 (artigo em publicação periódica) e demais normas correlatas: NBR 6023 (referências); NBR 6028 (resumo); NBR 10520 (citações).

  1. METADADOS: No momento da submissão do artigo, os metadados devem ser preenchidos de maneira completa, de acordo com as diretrizes a seguir, sob pena de rejeição liminar da submissão.
      • Autoria: Indicação do nome completo dos autores, inseridos na ordem em que deverão aparecer na publicação.

      • E-mail: Indicação do e-mail de cada um dos autores, que será divulgado na versão publicada do artigo.

      • ORCID iD: Indicação do número de identificação ORCID de cada um dos autores.

      • URL: Indicação de link para o currículo lattes de cada um dos autores.

      • Instituição/Afiliação: Indicação da principal afiliação institucional ou das duas principais, caso o vínculo com ambas tenha a mesma importância. A afiliação diz respeito à instituição à qual o autor se encontra vinculado como docente ou discente. Caso não seja docente nem discente, deve ser informada a instituição onde obteve o maior título acadêmico (doutorado, mestrado, especialização). O nome da instituição deverá constar por extenso e em sua língua original, seguido da indicação de seu país de origem entre parênteses. Caso o autor seja docente e esteja cursando mestrado ou doutorado em outra instituição, a afiliação principal será a da instituição na qual o autor figura como mestrando ou doutorando.

      • País: Indicação do país da principal afiliação institucional de cada um dos autores.

      • Biografia: Minicurrículo de cada um dos autores, iniciando com a indicação da instituição onde figura como docente, com referência à respectiva cidade, sigla do Estado e país entre parênteses, seguida da indicação de suas titulações acadêmicas (começando pela mais elevada) e de seus outros vínculos com associações científicas e de sua profissão.

      • Título: Indicação em português e em inglês, com apenas a primeira letra da sentença em maiúscula, contendo até dez palavras.

      • Resumo: Indicação em português e em inglês, seguindo as diretrizes da ABNT NBR 6028. Sua estrutura contemplará quatro partes: objeto (do que trata); objetivo (onde pretende chegar); método (tipo de pesquisa ou estrutura textual); e conclusão (resultados alcançados). Deverá conter entre 100 e 250 palavras, composto por uma sequência de frases concisas, dispostas em parágrafo único, preferencialmente, utilizando o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular, sem apresentação de citações ou referências.

      • Palavras-chave: Indicação de até cinco termos em português e em inglês, em letras minúsculas.

      • Idioma: Indicação da sigla correspondente ao idioma do artigo (Português=pt).

      • Fomento: Indicação das fontes de financiamento da pesquisa, se for o caso.

      • Referências: Indicação da lista completa de referências citadas no artigo, com um espaço entre cada uma delas.

  1. ESTRUTURA TEXTUAL: O texto deve ser estruturado com introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências às fontes consultadas. A introdução conterá a justificativa, os objetivos do trabalho e ressaltará a relevância do tema investigado. O desenvolvimento deve abranger a discussão e/ou análise das hipóteses apresentadas, com amparo bibliográfico adequado. Nas considerações finais constará, de forma concisa, a resposta aos objetivos propostos. 

  2. FORMATAÇÃO: Os trabalhos encaminhados deverão conter, no mínimo, 4.000 (quatro mil) e, no máximo, 15.000 (quinze mil) palavras, excetuadas as notas de rodapé e referências, sendo apresentados da seguinte forma:

    1. Tamanho: papel A4;

    2. Margens: superior e esquerda - 3 cm; inferior e direita - 2 cm;

    3. Fonte: Times New Roman, tamanho 12 (doze);

    4. Espaçamento: entrelinhas simples, sem espaço antes ou depois;

    5. Parágrafo: justificado com recuo de 1,25 cm na primeira linha.

      • A numeração dos tópicos deve ser progressiva, identificada com algarismos arábicos, desde a introdução até as considerações finais, podendo o desenvolvimento ser subdividido a critério do autor.

      • Todo destaque deverá ser realizado com o uso de itálico, inclusive para palavras estrangeiras, reservado o uso de negrito apenas para títulos e subtítulos.

      • Citações que contenham até três linhas deverão ser feitas entre aspas, no corpo do texto, sem o uso de itálico; citações que ultrapassarem três linhas deverão figurar em parágrafo próprio, com recuo de 4 (quatro) cm, fonte tamanho 10 (dez), sem aspas, conforme orientações da ABNT NBR 10520 (itens 5.2 e 5.3).

      • Citações em língua estrangeira deverão ser obrigatoriamente traduzidas, sendo o trecho no idioma original indicado em nota de rodapé.

      • Todas as citações devem ser referenciadas, precedidas ou seguidas do(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), ano de publicação e página, conforme o sistema autor/data, consoante estabelecido na ABNT NBR 10520 (item 6.3).

      • Sempre que possível, deve ser evitada a inclusão de notas de rodapé, as quais serão utilizadas somente se indispensáveis para apresentação de conceitos e explicações que não possam ser inseridos no corpo do texto. É recomendável que as notas de rodapé não sejam numerosas, nem muito extensas.

      • Referências deverão ser indicadas somente aquelas efetivamente utilizadas no artigo, as quais serão listadas ao final do texto, em ordem alfabética, conforme ABNT NBR 6023.

IMPORTANTE: Os trabalhos que não atenderem a essas diretrizes serão devolvidos ao(s) autor(es) para ajustes antes do encaminhamento para avaliação duplo cega por pares (double-blind peer review). Assim, com a finalidade de agilizar o processo, recomenda-se a verificação detalhada de todas as diretrizes antes da submissão.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.