O artigo 273 do Código Penal no âmbito da Justiça Federal
uma reflexão sobre a possibilidade de aplicação da pena abaixo do mínimo legal
Palavras-chave:
pena, controle de constitucionalidade, analogia in bonam partemResumo
O presente artigo pretende a estimulação do debate e o convite à reflexão sobre a aplicação da pena abaixo do mínimo legal para o crime previsto no artigo 273 do Código Penal. Os fundamentos são o controle de constitucionalidade da norma secundária penal e a analogia in bonam partem.
Referências
AZEVEDO, Paulo Bueno de. Aplicação de pena abaixo do mínimo legal: a proporcionalidade no direito penal. Revista da Subseção Judiciária do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 17, n. 29, p. 175-184, dez. 2010. Disponível em: <http://www4.jfrj.jus.br/seer/index.php/revista_sjrj/article/view/206>. Acesso em: 12 out. 2011.
BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das penas. 11. ed. São Paulo: Hemus, 1995.
BRASIL. Portal da Justiça Federal. Jurisprudência unificada. Brasília, 2011. Disponível em: <http://www.jf.jus.br/cjf>. Acesso em: 12 out. 2011.
FERRAJOLI, Luigi. Direito e razão: teoria do garantismo penal. São Paulo: RT, 2002.
GOMES, Mariângela Gama de Magalhães. O princípio da proporcionalidade no direito penal. São Paulo: RT, 2003.
LUISI, Luiz. Os princípios constitucionais penais. 2. ed. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 2003.
MENDONÇA, Camila Ribeiro de. MP pede pena de 10 anos para importação de abortivo. [S.l.], out. 2011. Disponível em: <http://www.conjur.com.br/2011-out-06/lei-importarabortivo- grave-matar-pessoa>. Acesso em: 12 out. 2011.
MIR PUIG, Santiago. Direito penal: fundamentos e teoria do delito. São Paulo: RT, 2007.
PRADO, Luiz Regis. Bem jurídico penal e Constituição. 4. ed. São Paulo: RT, 2009.
QUEIROZ, Paulo. Direito penal: parte geral. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
REALE JR., Miguel. A inconstitucionalidade da Lei dos Remédios. Revista dos Tribunais, São Paulo, v. 763, p. 415-431, maio 1999.
ROSA, Fábio Bittencourt da. Direito penal: parte geral. Rio de Janeiro: Impetus, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter o texto acadêmico à Revista do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos; bem como garantem a inexistência de qualquer infração à ética acadêmica.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista do Tribunal Regional Federal da 3ª Região o direito de publicação, sem ônus e sem limitações quanto ao prazo, ao território ou qualquer outra.
Os conceitos e as opiniões expressos nos trabalhos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não refletindo, necessariamente, o posicionamento desta Revista, nem do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.



