A importância do ensino jurídico fundado no “método do caso” (case method) na era dos precedentes qualificados no Direito brasileiro

Autores

Palavras-chave:

ensino jurídico, método do caso, precedentes, material didático, casebooks

Resumo

O artigo trata da relevância do ensino jurídico baseado no método do caso (case method) no contexto atual em que o sistema de justiça brasileiro prestigia os precedentes qualificados dos Tribunais superiores. Para tanto, o estudo adota o método de abordagem dedutivo, utiliza a pesquisa bibliográfica e a pesquisa comparada para subsidiar a proposta de readequação do material didático no Brasil. Após diferenciar método do caso e estudo de caso, discorre-se sobre a era dos precedentes atualmente vivida no Brasil. A partir desse pressuposto, o texto explica como são os casebooks usados como ferramenta de ensino jurídico via método do caso nos Estados Unidos, cujo sistema é fundado em precedentes. Propõe-se, então, alteração da maneira como os manuais de Direito são apresentados aos alunos no Brasil, com o escopo de adequar o aprendizado às mudanças ocorridas desde 2006 no Direito brasileiro, dada a relevância dos julgados paradigmas na construção das teses jurídicas que veiculam a correta interpretação da lei ou da Constituição. Conclui-se que a adoção do método do caso e reformulação dos manuais de Direito contribuiriam para a formação do bacharel em Direito, avançando além do referencial teórico tradicionalmente transmitido, para agregar a reflexão sobre o raciocínio prático e argumentativo.

Biografia do Autor

José Cardoso Dutra Junior, Fundação Getulio Vargas (RJ - Brasil)

Doutor em Direito da Regulação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ). Mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília (UCB/DF). Procurador do Distrito Federal. Conselheiro Federal da OAB

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4535075223067627

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Publicado

13-11-2025

Como Citar

Dutra Junior, J. C. (2025). A importância do ensino jurídico fundado no “método do caso” (case method) na era dos precedentes qualificados no Direito brasileiro. Revista Do Tribunal Regional Federal Da 3ª Região, 36(162), 37–56. Recuperado de https://revista.trf3.jus.br/index.php/rtrf3/article/view/736

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Artigos