A litigiosidade contida e a litigiosidade exacerbada nos Juizados Especiais Federais Cíveis

Autores

  • Eliana Rita Resende Maia

Palavras-chave:

juizados especiais federais, litigiosidade contida, litigiosidade exacerbada, estrutura, capilarização, harmonização com os princípios

Resumo

A instalação dos Juizados Especiais Federais foi acompanhada de grande contentamento por parte dos representantes do Poder Judiciário, notadamente em face da cognominada demanda contida, é dizer, a demanda não antevista que surpreenderia os entusiastas da expansão do rito sumaríssimo para a seara federal, reforçando, por conseguinte, a relevância e a urgência na criação de tais instituições. No ano em que se comemora os dez anos da criação dos Juizados Especiais Federais, as estatísticas do JEF de São Paulo provocam espanto, até mesmo para os parâmetros de megalópole que acompanham os números da maior cidade do país. A despeito do desenvolvimento de novas técnicas e da otimização do gerenciamento de processos de objeto similar, tal qual ocorre nas decisões “em lote”, o JEF – SP ainda possui 95.612 processos em tramitação na presente data (março de 2012). Daí a emergência em se discutir o sucesso e o crescimento de tal instituição de destaque no Judiciário Federal, porquanto a proclamada e festejada celeridade – que figura como diretriz do rito sumaríssimo dos JEFs – tem enfrentado o obstáculo do excesso de ações, e – tomando como empréstimo das expressões apresentadas por Alexandre Freitas Câmara – a litigiosidade inicialmente contida tem se transformado em litigiosidade exacerbada a ponto de comprometer a execução da meta de entrega efetiva da Justiça. No presente estudo, pretende-se explorar os vetores hermenêuticos que colorem esse “procedimento especial”, com o fim de desestimular a distribuição de demandas temerárias, repetitivas de teses pacificadas ou sem a regular atuação da Administração Pública na esfera pré-processual.

Biografia do Autor

Eliana Rita Resende Maia

Juíza Federal Substituta da 1ª Vara do Juizado Especial Federal de Mogi das Cruzes/SP.

Referências

BASTOS, Roberta. Especial: Dez anos depois de serem criados, JEFs se firmam como vertente cidadã da JF. Revista Via Legal. Brasília, ano IV,

n. XI, p. 22–28, maio/ago. 2011.

CÂMARA, Alexandre Freitas. Juizados Especiais Cíveis Estaduais, Federais e da Fazenda Pública: uma abordagem crítica. 6. ed. Rio de Janeiro:

Lumen Juris, 2010.

CHIMENTI, Ricardo Cunha. Teoria e prática dos Juizados Especiais Cíveis Estaduais e Federais. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

CRISTO, Alexandre. Presidente do STJ quer juízes fixos em Turmas Recursais. Revista Consultor Jurídico. São Paulo, 06 mar. 2012. Disponível

em: <http://www.conjur.com.br/2012-mar-06/presidente-stj-defende-cargos-fixos-juiz-turmasrecursais>. Acesso em: 22 out. 2012.

GRINOVER, Ada Pellegrini. A obrigatoriedade da audiência de conciliação nos juizados especiais cíveis: uma lição para o processo comum. Revista Síntese Direito Civil e Processo Civil. Porto Alegre, ano XII, n. 72, p. 59–63, jul./ago. 2011.

GUIMARÃES, Juca. Com dez anos de existência, Juizado Especial Federal de SP mantém 76% dos processos contra a Previdência. Clipping online. São Paulo, 02 mar. 2012. Disponível em: <http://web.trf3.jus.br/noticias/ClippingOnline/Noticia/Exibir/264185>. Acesso em: 22 out. 2012.

MADUREIRA, Cláudio Penedo; RAMALHO, Lívio Oliveira. A conciliação nos Juizados da Fazenda Pública. Revista Fórum Administrativo. Repositório autorizado de Jurisprudência. Belo Horizonte, ano 11, n. 128, p. 42–53, out. 2011.

MARINONI, Luiz Guilherme. Técnica processual e tutela dos direitos. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.

SAMPIETRO, Luiz Roberto Hijo. Aplicação do instituto do julgamento antecipado da lide nas ações sob o rito do Juizado Especial Cível. Revista

Dialética de Direito Processual. São Paulo, n. 86, p. 74–83, maio/2010.

SANTOS, William Douglas Resinente dos. Juizados Especiais Federais. Revista CEJ. Brasília, n. 4, abr. 1998. Disponível em: <http://www.cjf.

jus.br/revista/numero4/artigo6.htm>. Acesso em: 23 fev. 2012.

TOURINHO NETO, Fernando da Costa; FIGUEIRA JÚNIOR, Joel Dias. Juizados Especiais Cíveis e Criminais: comentários à Lei 10.259, de 10.07.2001. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.

VARGAS, Cirilo Augusto. Juizados especiais cíveis e a alteração do pedido após a estabilização da demanda. Jus Navigandi. Teresina, ano 14, n.

, 8 fev. 2009 . Disponível em: <http://jus.com.br/revista/texto/12305>. Acesso em: 22 out. 2012.

Downloads

Publicado

10-03-2013

Como Citar

Maia, E. R. R. (2013). A litigiosidade contida e a litigiosidade exacerbada nos Juizados Especiais Federais Cíveis. Revista Do Tribunal Regional Federal Da 3ª Região, 24(116), 57–68. Recuperado de https://revista.trf3.jus.br/index.php/rtrf3/article/view/593

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)