Da fungibilidade entre os benefícios previdenciários por incapacidade (inclusive auxílio-acidente) e sua tutela jurisdicional
Palavras-chave:
benefícios previdenciários, incapacidade, fungibilidade, direitos sociais, riscos sociaisResumo
O presente trabalho tem por escopo estudar os benefícios previdenciários por incapacidade – aposentadoria por invalidez e auxílio-doença, conforme entendimento doutrinário dominante – dentro da ótica da Previdência Social, entendida como um plexo de direitos humanos fundamentais, de segunda geração (art. 6°), garantidos pela Constituição Federal em capítulo próprio (arts. 201 e 202), fundados no pilar constitucional da dignidade da pessoa humana (art. 1°, III) e com vistas à construção de uma sociedade solidária (art. 3º, I) e do bem de todos (art. 3º, IV). Em assim sendo, e para a extração de sua máxima efetividade e aplicabilidade prática (art. 5°, §§ 1° e 2º, da CF), demonstraremos a existência do caráter de fungibilidade entre os benefícios por incapacidade, inovando ao englobar, neste rol, o benefício de auxílio-acidente de qualquer natureza, ontologicamente ligado aos dois primeiros supramencionados em razão da contingência social comum (incapacidade laboral) causada pelos eventos sociais deflagradores. Ao final, analisaremos as consequências de tal característica na produção das tutelas jurisdicionais quando da resolução dos conflitos apresentados perante o Poder Judiciário.
Referências
CORREIA, Marcus Orione Gonçalves. Legislação previdenciária comentada. 2. ed. São Paulo: DPJ, 2009.
CORREIA, Marcus Orione Gonçalves; CORREIA, Érica Paula Barcha. Curso de direito da seguridade social. São Paulo: Saraiva, 2001.
IBRAHIM, Fábio Zambitte. Curso de direito previdenciário. 16. ed. Niterói: Ímpetus, 2011.
MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. 23. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
NERY JÚNIOR, Nelson; NERY, Rosa Maria de Andrade. Código de processo civil comentado. 9. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.
PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de direito civil: v. IV. 18. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004.
PICELI, Eros. Direito previdenciário e infortunística. São Paulo: CPC Livraria, 2005.
PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
ROCHA, Daniel Machado da; BALTAZAR JÚNIOR, José Paulo. Comentários à lei de benefícios da previdência social. 7. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.
SANTOS, Marisa Ferreira dos. Sinopses jurídicas: direito previdenciário. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
SAVARIS, José Antonio. Direito processual previdenciário. 3. ed. Curitiba: Juruá, 2011.
SILVA, José A fonso da. Curso de direito constitucional positivo. 34. ed. São Paulo: Malheiros, 2011.
THEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de direito processual civil: v. I. 43. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter o texto acadêmico à Revista do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos; bem como garantem a inexistência de qualquer infração à ética acadêmica.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista do Tribunal Regional Federal da 3ª Região o direito de publicação, sem ônus e sem limitações quanto ao prazo, ao território ou qualquer outra.
Os conceitos e as opiniões expressos nos trabalhos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não refletindo, necessariamente, o posicionamento desta Revista, nem do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.



