Microssociologia e macropolítica no positivismo criminológico
bases para uma reflexão à luz da criminologia crítica
Palavras-chave:
Microssociologia, Macropolítica, Positivismo criminológico, Criminologia críticaResumo
E por que persistiram os efeitos do positivismo criminológico por tantos anos? O que o cientificismo tem a ver com esse positivismo? Por que essa teoria sobrevive de certo modo até hoje apesar de suas inconsistências? Para refletir sobre esses questionamentos, necessário fixar os parâmetros da sociedade do consenso, na base da qual está a raiz do positivismo e também do autoritarismo. Essa visão do mundo parte da ideia de que as pessoas estão unidas na sociedade por um consenso, ou seja, por uma única realidade compartilhada, em função de que tudo que interfira nessa realidade será produto de defeitos nos processos que levam à formação da harmonia consensual. Dessa forma, o delito não é enfrentado como inerente à sociedade, mas, muito pelo contrário, resulta da insuficiência dos mecanismos de socialização que conduzem à conformidade.
Referências
ANDRADE, Vera Regina Pereira de. Pelas mãos da criminologia: o controle penal para além da (des)ilusão. Rio de Janeiro: Revan; ICC, 2012.
BARATTA, Alessandro. Criminologia crítica e crítica do direito penal: introdução à sociologia do direito penal. 3. ed. Trad. Juarez Cirino dos Santos. Rio de Janeiro: Revan; ICC, 2002.
BARATTA, Alessandro. Criminología crítica y crítica del derecho penal: introducción a la sociología jurídico penal. Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina, 2004.
PABLOS DE MOLINA, Antônio García. Tratado de criminología. 3.ed. Valencia: Tiront le Blonch, 2003.
TAYLOR, Ian; WALTON, Paul; YOUNG, Jock. La nueva criminologia: contribución a una teoria social de la conducta desviada. Trad. Adolfo Crosa. Buenos Aires: Amorrortu Editores, 1977.
VIRGOLINI, Julio E.S. La razón ausente: ensayo sobre criminología y crítica política. Buenos Aires: Del Put, 2005.
ZAFFARONI, Eugênio Raul. En torno de la cuestión penal. Montevideo, Buenos Aires: Julio César Faria Editor, 2005.
ZAFFARONI, Eugênio Raul; PIERANGELI, José Henrique. Manual de direito penal brasileiro: v. I, parte geral. 10. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fábio Wellington Ataíde Alves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter o texto acadêmico à Revista do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos; bem como garantem a inexistência de qualquer infração à ética acadêmica.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista do Tribunal Regional Federal da 3ª Região o direito de publicação, sem ônus e sem limitações quanto ao prazo, ao território ou qualquer outra.
Os conceitos e as opiniões expressos nos trabalhos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não refletindo, necessariamente, o posicionamento desta Revista, nem do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.